"RETOMADA" em Temporada

“Retomada”, do Totem, em temporada no Teatro Arraial - Recife


O grupo Totem segue com a temporada de “Retomada”, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, um trabalho que vem somar sua fala às vozes dos povos indígenas, à sabedoria ancestral, à luta pela demarcação de suas terras. “Retomada” se solidariza a todos os que sofreram e ainda sofrem com a invasão de suas terras e o assassinato de seus líderes.

A performanceRetomada”, fez sua estreia exatamente a um anos atrás, maio 2016, no “Trema! Festival de Teatro”, passando depois pelo Cirkula/IRB, pela Mostra Outubro ou Nada de Teatro Alternativo, pela Mostra A Porta Aberta e recentemente pela Mostra de Teatro e Circo do SESC Santo Amaro. A atual temporada atravessará todo o mês de maio às sextas e sábados – 20h.

RETOMADA - Grupo Totem - Foto Fernando Figueiroa
“Retomada” é fruto da Pesquisa Rito Ancestral Corpo Contemporâneo, que possibilitou residências artísticas junto aos povos kapinawá, xukuru e pankararu, que o Totem mergulhou nos rituais, alicerçando, dilatando e aprofundando seu saber e fazer artístico. Possibilitando a busca de uma experiência estética transcendente, com uma cena ampliada com corpos vivos de pulsões e fluxos.

Nosso espetáculo é nossa maneira de lutarmos por um país onde caibam todos. “Retomada” simboliza a alma coletiva, o sentido de pertencimento e o direito ao bem comum. É um território onde ecoam vozes seculares que nos chamam para a luta. Com “Retomada” o Totem corporifica a sacralidade das terras indígenas, sentida no ato ritual e na reverência de espírito aguerrido os povos têm pelas suas terras. O espaço sagrado pelo qual se luta, é o mote desse trabalho, uma ode à mãe geradora e mantenedora de tudo. Retomada é um chamado à experiência estética transformadora. 


RETOMADA - Grupo Totem - Foto Leandro Lima
A cena ritual criada pelo grupo, não reproduz rituais vividos nas aldeias, através da sua linguagem que mistura dança teatro performance e ritual, característica de sua poética, o Totem manifesta sua identificação com o sentimento de resistência. Sendo este um ato ritual único, onde os corpos entoam a força coletiva e invocam as vozes silenciadas nas páginas do tempo. A energia da atmosfera sagrada se faz presente, formando um corpo expandido entre o físico, o sonoro, o espaço circundante e a metafísica, uma obra cosmológica, trazida à cena contemporânea através do contato com forças ancestrais. Integrando assim o público ao ritual, à consagração das conquistas, à vida dedicada à paisagem real e imaginária, onde se encontram os saberes originários.



RETOMADA - Grupo Totem - Foto Leandro Lima
O trabalho conta com trilha sonora original executada por Fred Nascimento na percussão, Cauê Nascimento na Guitarra e Gustavo Vilar nas flautas e nos maracás, numa sonoridade que funde elementos da musicalidade indígena com as possibilidades contemporâneas. O trabalho de voz e corpo, durante o período da pesquisa, foi orientado pelo dançarino/performer e músico Conrado Falbo, posteriormente o trabalho de preparação vocal ficou a cargo de Thiago Neves.

RETOMADA - Grupo Totem - Foto Fernando Figueiroa

A pesquisa e execução da pintura corporal é do artista plástico Airton Cardin. O desenho de luz de Natalie Revoredo e a projeção do VJ Bio Quirino possuem papel essencial na atmosfera criada, capaz de envolver e o público no ritual que constitui o espetáculo, convocando-o à energia do coletivo. Em cena Lau Veríssimo, Gabriela Holanda, Inaê Veríssimo, Gabi Cabral, Juliana Nardin, Taína Veríssimo e El Maria (performer convidada). Fred Nascimento assina a encenação/direção geral do espetáculo.


RETOMADA - Grupo Totem - Foto Fernando Figueiroa
Ficha Técnica
Encenação: Fred Nascimento
Coreografias coletivas do grupo Totem
Preparação corporal: Totem
Performers: Gabi Cabral, Gabriela Holanda, Inaê Veríssimo, Juliana Nardin, Lau Veríssimo, Taína Veríssimo e El Maria (performer convidada)
Música original: Cauê Nascimento, Fred Nascimento e Gustavo Vilar
Cenografia: Totem
Figurino: Gabriela Holanda
Maquiagem: Tatiana Pedrosa / Totem
Designer de luz: Natalie Revorêdo
Vj: Bio Quirino
Pintura corporal: Airton Cardim
Direção de palco: Tatiana Pedrosa
Assistente técnico: Ronaldo Pereira
Fotografia: Fernando Figueiroa
Designer gráfico: Uirá Veríssimo
Preparação vocal: Conrado Falbo e Thiago Neves


SERVIÇO
“RETOMADA” – performance do grupo Totem
Temporada (cont.) 12 a 27/maio – sextas e sábados
20h
R$ 20 e 10 (meia)
Local: Teatro Arraial Ariano Suassuna- Rua da Aurora, 457 – Boa Vista – Recife.
Fone: (81) 3184-3057
















Nenhum comentário:

Postar um comentário